O que é SEO? Guia de SEO para iniciantes em 2020 (Search Engine Optimization)

SEO (Search Engine Optimization em inglês) é a prática de optimização de um site com o intuito de obter tráfego orgânico dos resultados de pesquisa dos motores de busca como Google, Bing e Yahoo. O resultado esperado por essa optimização é por melhorar a classificação e assim aparecer nas posições mais elevadas das páginas de resultados dos motores de busca.

Wow! Que explicação mais complicada essa, hein. Confesso que sim! Aqui está a explicação mais simples.  
SEO é a maneira de ajudar o site a aparecer na primeira página do Google e logo conseguir tráfego grátis. Pronto!
 

Por que SEO é Importante?

Por que SEO é a maneira mais simples de conseguir trafego grátis para seu site. 

Basicamente SEO é a primeira coisa que um professional precisa se preocupar logo que o site estiver no ar. SEO envolve tudo relacionado com a parte técnica, conteúdo e promoção externa. SEO envolve muito trabalho, especialmente no início. Mas ao final de contas, não precisa gastar nada para conseguir obter resultados satisfatórios.

Muitas empresas começar a se preocupar com o SEO depois que o site já está no ar. Entretanto, é aconselhável que SEO seja levado em considerado durante a concepção, design e desenvolvimento do site para que o site já comece a ser indexado pelo Google e assim atinja resultados mais rápidos.

Mas para que você possa fazer melhorias no seu site, primeiro precisa entender como os motores de busca funcionam.
 

Como funciona os motores de busca (Google)?

Google e os outros motores de busca utilizam um sistema semelhante de funcionamento. Basicamente o processo é composto por 3 etapas:

1. Crawl (Rastreamento)

O rastreamento é o processo de encontrar páginas novas ou atualizadas para adicionar ao index do Google. Basicamente os robôs visitam todos os sites possíveis para tentar encontrar tudo o que esteja disponível na internet. 

Hoje o processo é muito complexo, mas antigamente eles começavam a rastrear por uma lista de URL (sites) e a partir daí navegavam por todos os sites existentes por meio dos links encontrados.

Mesmo que tenha tantos fatores diferentes, os dois mais importantes são o conteúdo e a quantidade/qualidade de links que um site possui. Assim, basicamente a otimização pode ser dividida em duas partes, On-Page SEO e Off-Page SEO.


2. Index (Indexação)

Uma vez que a página é descoberta, Google algoritmo tenta identificar o conteúdo dela. Esse processo é chamado de indexação. O Google analisa o conteúdo da página, cataloga arquivos de imagens e vídeos incorporados e tenta identificar sobre o que ela trata. Essa informação fica registrada no índice do Google, um grande banco de dados armazenado em uma quantidade enorme de computadores.

Esse processo é similar a uma biblioteca onde todos os livros são catalogados por assunto e quando necessário é mais fácil de achar a informação correta.


3. Ranking (classificação)

Quando um usuário digita uma consulta, Google tenta encontrar a resposta mais relevante em seu índice com base em vários fatores. Ao todo Google utiliza mais de 200 fatores para encontrar a melhor resposta para uma consulta.

Alguns dos fatores são que o usa para classificar um site são:

  • Quantas vezes a página contém a palavra-chave
  • Se a palavra-chave pode ser encontrada no título ou URL da página
  • Se a página possui um conteúdo de qualidade
  • Se a página funciona bem em aparelhos móveis
  • Quantos links essa página recebeu de sites de autoridade

Google tenta determinar as respostas da mais alta qualidade e leva em consideração outras considerações que fornecerão a melhor experiência do usuário e a resposta mais apropriada, considerando aspectos como a localização, o idioma e o dispositivo do usuário.
 

Como otimizar o site?

Como mencionado anteriormente, para que o Google classifique um site, eles precisam verificar mais de 200 fatores diferentes. Com isso em mente, é necessário otimizar o site de uma maneira que vai cobrir o maior número de fatores possíveis.

Mesmo que tenha tantos fatores diferentes, os dois mais importantes são o conteúdo e a quantidade/qualidade de links que um site possui. Assim, basicamente a otimização pode ser dividida em duas partes, On-Page SEO e Off-Page SEO.


On-Page SEO

On-Page SEO refere-se a todas as medidas que podem ser tomadas diretamente no seu site para melhorar sua posição nos rankings de pesquisa. Veja aqui alguns exemplos:

  • Palavras-chaves
    Pense no seu público-alvo e nas palavras-chave que eles pesquisam e tente criar e otimizar o conteúdo do seu site em torno dessas palavras-chave.
    Por exemplo, se você oferece algum produto ou serviço relacionado com carros, seria primordial que palavras-chaves relacionadas com carro estivesse presente na maioria das páginas do site. 
    Uma pesquisa detalhada é muito importante para se encontrar as melhores palavras-chaves que vão se encaixar bem no contexto de cada página e atingir o público alvo de maneira eficiente.
     
  • Conteúdo
    O conteúdo é a parte mais importante do SEO. É o que faz a diferença na otimização de um site e que o ajuda a se tornar um site de qualidade. Google dá muito valor a páginas que conseguem satisfazer a pesquisa do usuário logo na primeira visita.
    Mesmo que nenhuma outra otimização seja feita no site, o conteúdo precisa ser melhorado para atingir os resultados esperados. As palavras-chaves precisam ser perfeitamente encaixadas em todos os aspectos da página.
    Ao final de contas, o que vai convencer o público-alvo a engajar com o site (comprar, mandar um email, fazer uma ligação, fazer download, etc) é o conteúdo.
     
  • Título
    A title tag(título em inglês) refere-se ao título da sua página que você vê nas páginas de resultados do Google. Aqui está um exemplo quando se procura por carros usados:

  • Descrição
    A descrição se encontra logo abaixo do título nas páginas de resultados do Google. A descrição deixou de ser um dos fatores importantes nos últimos anos, mas funciona muito bem para que o usuário possa ter uma idéia sobre a página. Ajuda muito na experiência do usuário e evita cliques desnecessários.
     
  • Cabeçalhos
    Os cabeçalhos (heading tags em inglês) são essenciais para organizar o conteúdo da página de uma maneira que fica fácil para Google entender o que é mais importante e fácil para quem vai ler a página.
    É recomendado que cada página tenha apenas um H1 (o cabeçalho mais importante) no topo da página e a quantidade necessário de H2, H3 e H4 para separar e organizar o código de maneira eficiente.
    Normalmente o H1 vai ser bem parecido com o título da página.
     
  • URL amigável
    Outro fator importante é a URL do site e da página. É comum que as pessoas se sintam intimidadas quando se deparam com URLs estranhas cheias de símbolos. Veja aqui um exemplo de uma URL amigável e outra não:

    Recomendável » https://www.site.com/categoria/pagina.html 
    Não recomendável » https://siteestranho.com/asdas6dfas6df/34213453324asdasdfasdf.aspx 
     
  • Links internos
    Os links internos são importantes por vários fatores. Um deles é que vai ajudar Google a encontrar todas as páginas do site. Outro é que vai ajudar o usuário a encontrar outras páginas no site.
    Uma coisa importante é que quando uma página (A) cria um link para outra página (B) no site, a página original ajuda a outra página a ganhar “força”, especialmente se a página original já tiver certa credibilidade no Google. 
     
  • Imagens
    Uma imagem vale mais que 1000 palavras é um ditado popular muito conhecido que se aplica muito bem a web. Para SEO, as imagens servem um papel importante por que habilita o site a classificar (rank) em uma vertical diferente. É muito importante que as imagens tenha o tamanho físico pequeno para não atrapalhar o carregamento da página. Que tenha um nome do arquivo equivalente ao que a imagem quer dizer e também que se faça uso da ALT tag para melhorar a acessibilidade do site.
     
  • Page Speed (velocidade de carregamento do site)
  • Nos últimos anos esse fato se tornou muito importante. Google tem dado muita atenção a velocidade de carregamento do site. Não seja que o site vai ser classificar numa posição mais elevada, mas o Google já disse que pune os sites mais lentos jogando os para posições inferiores.
     
  • Site seguro (https)
    Ter um site seguro se tornou necessidade. Até mesmo empresas de hospedagem estão oferecendo esse serviço grátis.
    Esse não é um fator para a classificação (rank), mas Google já disse que vai mostrar na página de resultados e no navegador Chrome quando a página não for segura.

Off-Page SEO

Off-Page SEO refere-se a ações realizadas fora do seu próprio site para impactar seus rankings nas páginas de resultados de motores de pesquisa (SERPs).
Pelo fato de ser fatores externos, a lista é bem menor do que a do On-Page. Aqui temos os dois mais importantes:

  • Backlinks
    Embora o algoritmo do Google e os fatores utilizados para classificação (ranking) dos sites muda frequentemente, o consenso geral na comunidade de SEO é que backlinks continham a ser um dos fatores mais poderosos para ajudar na classificação (ranking) de um site.

    No que diz respeito a SEO, a qualidade dos links vale mais do que a quantidade. É melhor ter poucos links de sites com autoridade (principalmente na mesma área) do que uma quantidade enorme de links de sites pequenos, sem autoridade ou até mesmo sites considerados spam.
     
  • Mídia social
    Os sites de media sociais são uma excelente fonte de links e uma boa oportunidade de promover o seu site. Mesmo que os links de sites de media sociais não tem o mesmo peso, eles são muito importantes para promover novas páginas do site ou até mesmo para viralizar conteúdo do site.

    Media social não é considerada como um fator de classificação (ranking).

Conclusão

Como mencionei no início do artigo, SEO é a melhor maneira de ajudar o seu site a aparecer na primeira página do Google sem gastar nada. Claro que precisa levar em consideração o tempo que leva na otimização do site, mas não precisa gastar dinheiro com Google Ads, Facebook Ads ou qualquer outra plataforma de propaganda paga.
SEO é a estratégia de marketing mais eficaz para conseguir tráfego orgânico (grátis) que todos deveriam investir seus esforços, desde sites pequenos até grandes corporações.

Deixe nos comentários sua experiência com SEO!

 

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