Os 9 tipos de inteligência por Howard Gardener

9 tipos de inteligência

Um dos maiores desafios dos educadores é por equalizar o aprendizado dos alunos sem deixar ninguém para trás. Infelizmente as escolas tentam colocar certos tipos de inteligência em um pedestal enquanto ignoram outros tipos. 
Se você não é bom em matemática ou em línguas, você ainda pode ser talentoso em outras coisas, mas isso não é chamado de “inteligência”. Por quê?
Por que muita atenção tem se dados ao tipo de inteligência relacionada a criação ou melhorias de coisas externas enquanto o aspecto pessoal foi deixado de lado.

Baseado nesse tipo de pensamento, em 1983 o psicólogo Howard Gardener escreveu um livro para descrever 9 tipos de inteligência:
  • Naturalista (Compreensão da natureza e seres vivos)
  • Musical (Distinguir timbres, tonalidades e ritmos musicais)
  • Lógico-matemático (Quantifica as coisas, cria hipóteses e provas)
  • Existencial (Reflete sobre questões da vida e da morte)
  • Interpessoal (Entende os sentimentos e motivações das pessoas)
  • Cinestésico corporal (Coordenação do corpo e da mente)
  • Lingüística (Encontra as palavras certas para se expressar)
  • Intra-pessoal (Compreende a si próprio, seus sentimentos e desejos)
  • Espacial (Visualiza o mundo em 3D)
O que outros cientistas pensavam ser apenas habilidades pessoais, como habilidades interpessoais, Gardener percebeu que eram tipos de inteligência. Faz sentido. Assim como ser um gênio da matemática lhe dá a habilidade de entender o mundo, ser “inteligente em relação às pessoas” também lhe dá a mesma habilidade, só que de uma perspectiva diferente. Não sabendo matemática, você pode não calcular a taxa de expansão do universo, mas provavelmente terá as habilidades para encontrar a pessoa certa que o fará.

Este infográfico mostra que ser bom em matemática ou línguas não são as únicas duas maneiras de ser inteligente.


Os 9 tipos de inteligência
Aqui está uma visão geral da teoria das 9 inteligências múltiplas de forma resumida :
 

1. Inteligência Naturalista

A inteligência naturalista designa a capacidade humana de discriminar entre os seres vivos (plantas, animais), bem como a sensibilidade a outras características do mundo natural (nuvens, configurações rochosas). Essa habilidade foi claramente valiosa em nosso passado evolutivo como caçadores, coletores e fazendeiros; continua a ser central em funções como botânico ou chef. Também se especula que grande parte de nossa sociedade de consumo explora as inteligências naturalistas, que podem ser mobilizadas na discriminação entre carros, tênis, tipos de maquiagem e similares.
 

2. Inteligência Musical

Inteligência musical é a capacidade de discernir altura, ritmo, timbre e tom. Essa inteligência nos permite reconhecer, criar, reproduzir e refletir sobre a música, conforme demonstrado por compositores, maestros, músicos, vocalistas e ouvintes sensíveis. Curiosamente, muitas vezes existe uma conexão afetiva entre a música e as emoções; e inteligências matemáticas e musicais podem compartilhar processos de pensamento comuns. Jovens adultos com esse tipo de inteligência geralmente estão cantando ou batucando para si mesmos. Eles geralmente estão bem atentos aos sons que outras pessoas podem não perceber.
 

3. Inteligência Lógico-Matemática

Inteligência lógico-matemática é a capacidade de calcular, quantificar, considerar proposições e hipóteses e realizar operações matemáticas completas. Permite-nos perceber relações e conexões e usar o pensamento abstrato e simbólico; habilidades de raciocínio sequencial; e padrões de pensamento indutivo e dedutivo. A inteligência lógica é geralmente bem desenvolvida em matemáticos, cientistas e detetives. Jovens adultos com muita inteligência lógica estão interessados ​​em padrões, categorias e relacionamentos. Eles são atraídos por problemas aritméticos, jogos de estratégia e experimentos.
 

4. Inteligência Existencial

Sensibilidade e capacidade para enfrentar questões profundas sobre a existência humana, como o sentido da vida, por que morremos e como chegamos aqui.
 

5. Inteligência Interpessoal

Inteligência interpessoal é a capacidade de compreender e interagir efetivamente com os outros. Envolve comunicação verbal e não verbal eficaz, a habilidade de notar distinções entre outros, a sensibilidade aos humores e temperamentos dos outros e a habilidade de entreter perspectivas múltiplas. Professores, assistentes sociais, atores e políticos exibem inteligência interpessoal. Jovens adultos com esse tipo de inteligência são líderes entre seus pares, são bons em se comunicar e parecem compreender os sentimentos e motivações dos outros.
 

6. Inteligência Cinestésica Corporal

A inteligência cinestésica corporal é a capacidade de manipular objetos e usar uma variedade de habilidades físicas. Essa inteligência também envolve um senso de oportunidade e a perfeição das habilidades por meio da união mente-corpo. Atletas, dançarinos, cirurgiões e artesãos exibem uma inteligência cinestésica corporal bem desenvolvida.
 

7. Inteligência Lingüística

Inteligência lingüística é a habilidade de pensar em palavras e usar a linguagem para expressar e apreciar significados complexos. A inteligência lingüística nos permite entender a ordem e o significado das palavras e aplicar habilidades meta-lingüísticas para refletir sobre o uso da linguagem. A inteligência linguística é a competência humana mais amplamente compartilhada e é evidente em poetas, romancistas, jornalistas e oradores públicos eficazes. Jovens adultos com esse tipo de inteligência gostam de escrever, ler, contar histórias ou fazer palavras cruzadas.
 

8. Inteligência intra-pessoal

Inteligência intra-pessoal é a capacidade de compreender a si mesmo e seus pensamentos e sentimentos, e de usar esse conhecimento no planejamento e direção de sua vida. A inteligência intra-pessoal envolve não apenas uma apreciação de si mesmo, mas também da condição humana. É evidente em psicólogos, líderes espirituais e filósofos. Esses jovens podem ser tímidos. Eles estão muito conscientes de seus próprios sentimentos e são automotivados.
 

9. Inteligência Espacial

Inteligência espacial é a capacidade de pensar em três dimensões. As capacidades básicas incluem imagens mentais, raciocínio espacial, manipulação de imagens, habilidades gráficas e artísticas e uma imaginação ativa. Marinheiros, pilotos, escultores, pintores e arquitetos exibem inteligência espacial. Jovens adultos com esse tipo de inteligência podem ficar fascinados com labirintos ou quebra-cabeças, ou passar o tempo desenhando ou sonhando acordado.

Mesmo 20 anos após  o lançamento do livro de Gardener , ainda há um debate se outros talentos além da matemática e da linguagem são de fato tipos de inteligência ou apenas habilidades. O que você acha? Desafiar uma noção milenar de que a inteligência é um único tipo de capacidade humana não necessariamente ganha amigos entre os inteligentes. O livro de Gardener ainda é controverso. Se você achar que descreve exatamente o que você suspeitou ser verdade desde que foi para a escola, ainda não é uma pílula fácil de engolir. Este livro questiona o que consideramos uma boa educação, o que consideramos talento e quanto controle alguém tem para adquiri-los. Os insights existem, desde que você esteja disposto a seguir o estilo acadêmico de Gardener - ele admite que escreve para colegas psicólogos.

This article was first seen on https://blog.adioma.com/9-types-of-intelligence-infographic/
Gostou do post? Deixe seu comentário.