Construct 3 é uma poderosa ferramenta para desenvolvendo de games em HTML5, seu sistema de lógica é baseado em blocos de eventos, o que possibilita os iniciantes a aprender mais rapidamente os princípios da programação de uma maneira acessível e fácil de entender. O Construct 3 é moderno, rápido e versátil, é a ferramenta mais completa para criação de games 2D.
O Construct 3 não é feito somente para iniciantes, usuários mais avançados podem escrever seus próprios plugins e comportamentos em javascript, diferente de outras ferramentas que forçam o usuário a usar suas próprias linguagens de programação.
Sabemos o quando é trabalhoso instalar um software e várias atualizações em um computador. Com o Construct 3 você economiza tempo e evita frustrações, pois a ferramenta é executada diretamente do navegador, e é atualizada automaticamente para a versão mais recente, fazendo você economizar seu tempo e focar no que realmente é importante.
O Construct 3 pode ser executado em máquinas Windows, Macs e Linux! Além de rodar também em Chromebooks e dispositivos Android.
Você não precisa pagar por exportadores adicionais, o construct 3 permite exportar para todas as plataformas, sendo elas: Windows, Ios, Android, Mac, Linux, XBox One, Web, Steam, Facebook e muito mais.
O Construct 3 funciona offline! Isso significa que você não precisa estar sempre conectado a internet, basta estar online na primeira vez que carregar o Construct 3.
Depois que o Construct 3 for iniciado pela primeira vez, você verá uma notificação no canto indicando que o Construct 3 está pronto para trabalhar offline. Aguarde até ver a notificação e pronto, agora você pode usar a engine offline.
O Construct 3 também funciona em dispositivos móveis, como telefones e tablets. Embora você possa usar a ferramenta por um celular, geralmente a tela fica muito pequena, então é recomendado e mais confortável usar um tablet ou uma tela maior para ter uma melhor experiência. A interface é toda responsiva, se adaptando a diferentes tipos de resoluções.
Cansado de perder o arquivo fonte do jogo? O Construct 3 permite você savar seus arquivos utilizando serviços de armazenamento em nuvem como o Google Drive, Dropbox ou OneDrive.
Uma outra vantagem é que você pode salvar em background, ou seja, quando você apertar Ctrl + S (Atalho para salvar) você pode continuar usando a engine normalmente enquanto seu arquivo é transferido para nuvem, diferentemente do Construct 2, onde você tem que aguardar o arquivo ser salvo localmente por completo.
Assim como o C2, o Construct 3 tem uma página completa de plugins oficiais e de outros desenvolvedores que você pode utilizar eu seu jogo. Você pode usar plugins para animações, gerenciar javascript ou arquivos do formato json, html, plugins sociais, integrações com outros serviços ou até mesmo com a steam games!
O Construct 3 já tem suporte para múltiplos idiomas, você pode utilizar o Construct totalmente traduzido para o Português e também instalar a versão do tema Dark (Escuro).
Uma das ferramentas mais poderosas do Construct 3 é o Livepreview, com esse recurso podemos verificar em tempo real o funcionamento de animações e partículas, sem precisar iniciar o jogo no Browser, desta forma temos um feedback melhor do que está acontecendo, e podemos fazer mudanças rapidamente caso necessário.
Com o tempo, ao avançar no desenvolvimento do seu jogo usando o Construct 2, geralmente o projeto começa a ficar muito grande e complexo, então pode ser difícil responder perguntas como "onde esse objeto é usado?" ou "Posso excluir isso? Então, para o Construct 3, a ferramenta de busca foi totalmente redesenhada.
A pesquisa de eventos usado no Construct 2 é bastante básica, é filtrado somente os eventos que correspondem ao termo pesquisado, porém essa nem sempre foi a melhor maneira de apresentar os resultados. Para melhorar isso, a Scirra aprimorou a pesquisa de eventos, com novas opções e com a possibilidade de pesquisar em todo o projeto e também diferenciar termos com letras maiúsculas e minúsculas.
Após fazer sua pesquisa, todos os resultados são mostrados em uma lista separada da primeira caixa de pesquisa, informando todos os locais que estão sendo usados o objeto que você pesquisou. Além dos objetos o filtro também é aplicado para comentários, funções e expressões.
Busca por referências
Você pode aumentar a precisão da busca, ativando a opção "Find all references", desta forma o filtro irá ler todo o projeto, até mesmo as variáveis, behavior, famílias, plugins e referências diretas ao objeto pesquisado.
Por exemplo, quero saber em todo o meu projeto, onde utilizei o plugin de som: basta buscar pela referência.
Sem dúvidas uma das grandes melhorias do Construct 3 em relação ao Construct 2 é a facilidade de exportar o seu jogo, a Scirra investiu em um compilador em nuvem para fazer todo esse processo, confira abaixo alguns detalhes sobre cada modelo de exportação:
Exportação para HTML5:
A exportação em HTML5 ganhou alguns recursos extras no Construct 3, agora a tecnologia PWA está presente no seu jogo, mas o que isso significa?
PWA (Progressive Web App) é um termo usado para descrever uma nova metodologia de desenvolvimento de software. Diferindo dos tradicionais aplicativos, um Progressive Web App é uma evolução, um híbrido de páginas regulares da web (ou sites) e aplicativos móveis
Algumas vantagens do PWA:
Em resumo, isso significa que você pode instalar o seu jogo na página inicial do seu celular, como se ele fosse um aplicativo, porém sem precisar fazer o download da Google Play ou Apple Store, além de todas as outras vantagens que o PWA oferece.
O exportador do Construct 3 também oferece uma opção interessante para quem busca performance no aplicativo. É bem comum que os nossos projetos no Construct contenham imagens duplicadas, por exemplo você pode ter clonado algum tipo de objeto inteiro ou ter uma animação que reutiliza o mesmo quadro várias vezes em lugares diferentes, no momento da visualização do seu jogo essas imagens duplicadas não são removidas, entretanto, marcando a opção "Deduplicate imagens" no momento da exportação, o Construct 3 procura e remove as imagens duplicadas, isso ajuda a reduzir significativamente o tamanho do jogo e o uso de memória, evitando carregar imagens idênticas duas vezes ou mais para a memória.
Exportação para Android
Gerar um apk é muito simples, com poucos cliques você consegue exportar seu jogo para Android. Você pode escolher entre as versões que gostaria de exportar, sendo a versão mínima a Lollipop android 5.0 + e a versão máxima com o Pie 9.0+.
Além da versão também é possível escolher o Build, podendo baixar um zip com o Cordova Project, Android Studio Project, Debug APK e um APK assinado ou não assinado.
Exportação para IOS
A exportação para IOS não é diferente, você pode baixar um projeto no formato do Xcode e abrir diretamente no seu Mac, podendo escolher entre a versão de exportação mínima de 9.0+ e a versão máxima de 12.0+.
Exportação para Facebook
Com poucos cliques você exporta seu projeto para o Facebook Instant Games, seu jogo já vem configurado com a SDK, depois basta criar um aplicativo na plataforma do Facebook e subir fazer o upload o seu jogo.
Exportação para Desktop
Para exportar seu jogo para desktop, o construct 3 utiliza o nodewebkit, que é um uma tecnologia criada com a base do Chromium em Node.js, com ele é possível desenvolver aplicativos nativos para Windows, Linux e Mac, usando tecnologias web.
Essa com certeza é uma das ferramentas mais incríveis do Construct 3, imagine que você está finalizando o seu jogo, e gostaria de mandar para um amigo testar via Whatsapp ou outro meio de comunicação, então você faz todo o trabalho de exportar o seu jogo, subir para um site ou gerar um aplicativo, para depois seu amigo fazer todos os testes. Certamente isso é um processo bem trabalhoso. A visualização remota é um novo recurso do Construct 3 que facilita esse processo.
O remote Preview fornece um link diretamente para o seu jogo no editor do Construct 3, então você pode enviar esse link para qualquer pessoa na web e você vai conseguir ver em tempo real o seu game sendo jogado e testado!
Quando o Construct3 foi lançado, originalmente ele tinha o mesmo tempo de execução do Construct 2. Depois de um tempo, um novo motor de renderização mais rápido e poderoso foi totalmente reescrito do zero para o Construct 3, melhorando muito o seu desempenho, além de ser escalável e oferecer suporte a novas funcionalidades.
Confira algumas melhorias aplicadas no Construct 3
Melhorias no desempenho, incluindo eventos muito mais rápidos.
Novo compilador de expressão otimizado.
Efeitos mais rápidos
Renderização mais rápida de tilemap
Mudança mais rápida de layout.
Behavior pathfinding foi melhorado, encontrando mais rapidamente o caminho.
Física melhorada, agora é baseada no WebAssembly, o que garante um desempenho muito superior ao Construct 2.
Suporte a BBcode, que é utilizado para estilizar objetos e textos do tipo Sprite Font, incluindo os efeitos de máquina de escrever, ou animações em texto.
Novo propriedade de filtro de cores para a maioria dos objetos, com mais tonalidades disponíveis e com melhor desempenho.
Um depurador totalmente novo, com perfilador de GPU/CPU, ferramentas de captura de tela, suporte para pontos de interrupção em loops, gatilhos e variáveis locais.
Uma grande variedade de novos plugins, incluindo informações da plataforma (Onde o seu jogo está sendo rodado).
Sistema de Game Recorder (Gravação do seu jogo)
Tecnologias como Speech Synthesis (Síntese de fala) e Speech Recognition (Reconhecimento de fala)
Uso de memória reduzido para grandes projetos e novos recursos para controlar o gerenciamento de memória de eventos
Nova base de código modernizada, com uma arquitetura Web escalável e aprimorada, facilitando a manutenção e adição de novos recursos, o que é era complicado de fazer no Construct 2.
Várias outras melhorias, incluindo efeitos, latência, aprimoramento de áudio e muito mais.
Aprendeu a usar o Construct 2, ou criou seu jogo e está querendo mudar para o Construct 3? Sem problemas! Você pode fazer isso facilmente, o construct 3 consegue importar arquivos do Construct 2 automaticamente. Além disso, tudo que você aprendeu no Construct 2 pode ser usado no Construct 3, pois as ferramentas são parecidas nas suas funcionalidades e interface.
Que aprender mais sobre como criar jogos no Construct?
Confira o Curso completo de desenvolvimento de jogos com o Construct 2
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